nov 20, 2017 / Pentagono Segurança

5 formas de conseguir uma boa negociação com fornecedores

0

A negociação com fornecedores é um desafio constante para os empresários e profissionais da área de compras. Afinal, é preciso ter total controle sobre os custos, manter um bom relacionamento, conseguir bons prazos de pagamento, entre outras ações que garantem a lucratividade do negócio.

O que você vai ver a seguir é uma lista de boas práticas para elevar a negociação com seus fornecedores a um nível mais alto de resultados.

Acompanhe!

Como melhorar a negociação com fornecedores:

Pentágono Segurança

1. Saber o que quer/precisa e exigir qualidade

Na hora de negociar com um fornecedor, seja de insumos ou seja de serviços, é muito importante que você saiba exatamente o que quer e/ou precisa. Só assim, é possível buscar os potenciais fornecedores e não errar na escolha.

A partir disso, é possível definir qual a qualidade desejada. Com este entendimento, é possível, por exemplo, evitar negociar focando apenas nos preços. Nós sabemos, quase sempre o mais barato é o de menor qualidade…

2. Manter um bom relacionamento com os fornecedores

Se com os clientes, a boa relação é decisiva na hora de negociar, com os fornecedores não pode ser diferente.

Normalmente, não se consegue boas negociações quando os fornecedores são procurados só na hora de falar sobre compra de insumos ou contratação de serviços. É preciso sempre alimentar uma proximidade saudável, profissional.

Cordialidade, disponibilidade para receber os vendedores, bom atendimento, respeito às opiniões… Tudo isso deve sempre estar permeando o relacionamento com os fornecedores. Na hora de solicitar melhores condições de preços e prazos, por exemplo, tudo isso conta muito.

3. Lidar com fornecedores como se fossem clientes

Fazer a gestão de fornecedores como se eles fossem clientes também ajuda muito nas negociações. Assim, é importante ter uma carteira de fornecedores e potenciais fornecedores, criar uma política de atendimento, manter uma comunicação constante, enfim, ver este público da mesma forma que se vê a clientela.

4. Firmar contratos de longo prazo

Muitas vezes, é possível conseguir uma boa negociação firmando um contrato de prazo longo. Com a garantia de que fornecerá os produtos ou serviços por um bom tempo, os fornecedores tendem a melhorar preços e prazos de pagamento.

Isso é o mesmo que você faria com os seus próprios clientes. E é essencial, especialmente na atual dinâmica do mercado, em que os consumidores são cada vez mais assediados pela concorrência.

5. Prestigiar os fornecedores mais leais

Por fim, reconhecer quais são os fornecedores que entregam produtos e serviços de qualidade também é fundamental para conseguir boas negociações.

Por exemplo, ao adquirir um serviço de segurança patrimonial, é possível avaliar se o que a empresa fornecedora entrega é exatamente o que foi combinado em contrato. Se assim for, na hora de adquirir um novo serviço, é aconselhável dar preferência ao mesmo fornecedor, afinal, a lealdade deve ser recíproca para que ambas as partes estejam satisfeitas.

Como você tem feito a gestão de fornecedores do seu negócio? O que achou das nossas dicas para melhorar a negociação com eles? Deixe seu comentário!

Postado em: dicas, gestão
Comentários
Sem Comentários
Ainda não há comentários.