nov 27, 2017 / Pentagono Segurança

O perigo do turnover: como aumentar a retenção de talentos

0

A retenção de talentos é um dos maiores desafios das empresas hoje. Isso porque, com a economia tímida, a busca por profissionais altamente capacitados fica mais acirrada, o que aumenta o turnover.

Turnover é, basicamente, o conceito criado para descrever a taxa de rotatividade de profissionais, a fuga de talentos nas organizações. Quanto mais alta é essa taxa, maiores são os gastos com treinamento e capacitação, menor é a produtividade, entre outros problemas.

Como está o turnover na sua empresa? Como você tem lidado com o desafio da retenção de talentos?

Sobre isso vamos refletir ao longo deste artigo. Você vai entender melhor sobre este assunto e ter algumas dicas para evitar turnover e fazer com que seus colaboradores se engajem e permaneçam no seu negócio.

Acompanhe!

Turnover

Retenção de talentos e turnover: por que as empresas têm tanta dificuldade?

Há algum tempo os departamentos de RH assumiram uma postura mais estratégica do que apenas cuidar das burocracias relacionadas aos funcionários. Saíram do tradicional departamento de pessoal para a gestão de pessoas, ganhando um viés de decisão e utilizando métodos para atrair e reter talentos com métodos mais elaborados.

No entanto, a retenção de talentos parece ainda ser um punhal no calcanhar de Aquiles para as empresas. De acordo com um levantamento realizado pelo Valor Econômico, em 2018 as empresas brasileiras têm como foco reter e treinar equipes mais qualificadas.

Diante desta realidade, alguns questionamentos ficam no ar: os RHs não estão conseguindo engajar as lideranças nos esforços de retenção de talentos? As empresas não estão conseguindo satisfazer aos anseios de seus profissionais? A dinâmica de redução de custos está atingindo os salários, o que faz com que as pessoas busquem um novo empregador?

Uma pesquisa global realizada pela Sociedade Americana de Gestão de Recursos Humanos (SHRM), em 2015, lançou algumas respostas para estas perguntas:

  • apenas 39% dos entrevistados disseram estar “muito satisfeitos” com seus empregadores;

  • para 64%, a confiança nos líderes é muito importante para que se sintam engajados e evitem buscar um novo trabalho;

  • 55% dizem que obter reconhecimento é, para eles, altamente engajador.

7 dicas para elevar a retenção de talentos no seu negócio

Veja, a seguir, algumas dicas muito práticas que você, como líder ou profissional de RH, pode fazer uso a partir de agora para elevar a retenção de talentos na sua empresa:

  1. Envolva as lideranças nos esforços de retenção de talentos: busque o engajamento dos líderes na satisfação dos colaboradores;

  2. Tenha uma política justa e transparente de cargos e salários: faça com que os profissionais entendam o valor do mérito;

  3. Analise a concorrência: veja o que sua empresa faz, ou não faz, que está dando vantagens aos concorrentes na disputa por talentos;

  4. Invista em treinamento e capacitação: equipes bem treinadas são mais produtivas e felizes, o que também evita que as pessoas busquem outro emprego;

  5. Promova hábitos saudáveis: mostre que a empresa se preocupa com a saúde física e mental de seus recursos humanos;

  6. Dissemine uma cultura de bom convívio: crie condições para que as pessoas trabalhem bem em equipe, evitando que as competições saiam do campo do saudável;

  7. Foque na segurança corporativa: os colaboradores precisam se sentir trabalhando em um ambiente seguro (física e emocionalmente).

E então, o que você tem feito para reduzir o turnover? Há iniciativas de retenção de talentos no seu negócio? Deixe seu comentário!

Postado em: gestão
Comentários
Sem Comentários
Ainda não há comentários.