out 24, 2017 / Pentagono Segurança

Quais as características de um líder de equipe de destaque?

0

A liderança de equipe é um desafio cada vez maior nos dias atuais. Isso porque as relações trabalhistas estão mais complexas, o que exige atualizações do líder de equipe, pressionado a trazer bons resultados e fazer uma melhor gestão de pessoas.

Para refletir sobre isso, fomos pesquisar o que os especialistas em liderança estão dizendo sobre o assunto. Você vai ver a seguir uma série de características fundamentais para um bom líder de equipe.

Acompanhe!

Liderança: o que um líder de equipe precisa ter para ser cada dia melhor

Se liderar é ter a capacidade de engajar pessoas em um propósito e conduzi-las para que deem o melhor de si, aqui estão as principais características de um bom líder de equipe:

Ser visionário

Com a dinâmica cada vez mais complexa dos negócios na atualidade, ser visionário já deixou de ser um diferencial. É uma necessidade.

Isso significa que um bom líder de equipe deve vislumbrar sua operação em médio e longo prazo. E essa visão de futuro deve contemplar a forma com que as pessoas serão motivadas a seguir produzindo da melhor forma possível.

Logo, ser visionário hoje em dia é ter um olhar generoso sobre o time, estar sempre atento aos sinais e buscar fazer com que os profissionais tenham vontade de seguir comprometidos com os resultados.

→ Inspire-se em Bill Gates. O criador da Microsoft fez do lema “um computador em cada mesa e um em cada lar” sua grande causa. E é frequentemente apontado como um dos mais generosos líderes empresariais de todos os tempos!

Ter articulação

Ser um líder de equipe articulado é ser claro em seus objetivos. Isso vai desde uma comunicação eficiente com o time até a capacidade de convencer a direção da empresa acerca da necessidade de novos investimentos, por exemplo.

Para ser esse tipo de líder, aprenda a dar instruções aos seus funcionários. Se eles podem ver exatamente o que você vê, é provável que eles vão além do que você diz.

→ Inspire-se em Steve Jobs. O lendário fundador da Apple será sempre lembrado por sua capacidade de ministrar palestras e fazer com que, tanto seus liderados quanto o mercado entendessem com clareza suas ideias.

Ser resiliente

No que diz respeito à liderança de equipe, a resiliência é fundamental para manter o líder motivado. Afinal, lidar com pessoas nunca foi e nunca será uma tarefa fácil.

Pense na resiliência também como a capacidade de se recuperar de contratempos, adaptar-se bem à mudança e continuar frente às adversidades. Ela é a capacidade de um líder de negócios manter uma mentalidade otimista e positiva apesar de tudo o que pode dar errado.

→ Inspire-se de novo em Steve Jobs. Também neste quesito ele sempre é um bom exemplo. Mesmo depois de ter sido “expulso” da empresa que criou, ele não desistiu e seguiu lutando. Depois de readmitido, ele simplesmente fez o time da Apple revolucionar o mercado da computação e telefonia mobile, bem como a indústria da música.

Ter empatia

Ser empático simplesmente significa fazer esforços tangíveis para entender os problemas e articular o motivo da sua resposta o mais corretamente possível, seja a resposta que as partes desse problema esperavam ou não.

Na liderança de equipe, a empatia é fundamental. Ela ajuda a mediar conflitos, estabelece mais confiança com o time e fomenta um ambiente saudável para todos os envolvidos.

→ Inspire-se em Daniel Goleman. Este psicólogo e escritor americano é autor de diversos livros sobre inteligência emocional e gestão de equipes. E é um dos mais entusiasmados defensores da empatia como qualidade de liderança.

E então, como está a sua liderança de equipe? Você é um líder de equipe que trabalha as características apresentadas neste artigo? Deixe seu comentário!

Postado em: gestão
Comentários
Sem Comentários
Ainda não há comentários.