nov 14, 2017 / Pentagono Segurança

Portaria: por que sua atenção deve estar voltada a ela?

0

Quando falamos em segurança patrimonial empresarial, a portaria é uma área que merece máxima atenção. No entanto, nem sempre é assim. Há muitas empresas que deixam de tomar alguns cuidados, o que pode comprometer toda a estratégia.

Neste artigo, resolvemos trazer essa reflexão. Como está sendo cuidada a portaria da sua empresa?

Continue lendo para entender!

Pentágono Segurança

Por que dar atenção à portaria na sua estratégia de segurança empresarial?

A portaria é por onde circula o maior número de pessoas que não pertencem ao corpo empresarial diariamente. É nela que são recebidos clientes, fornecedores, visitantes em geral. Logo, é preciso ter táticas de segurança voltadas para ela.

Do controle de acesso ao registro de visitantes, passando pelas mensagens que podem inibir ações indesejadas e passar segurança, há diversas ações que podem fazer com que a portaria seja segura e evitar riscos para todo o negócio.

Se houverem vulnerabilidades de segurança na portaria, é possível que as pessoas se sintam ou, definitivamente, estejam inseguras no interior da organização.

Quais cuidados devem ser tomados para garantir segurança na portaria?

Dentro deste entendimento, alguns cuidados bem práticos podem ser fundamentais para garantir que a portaria da empresa esteja sempre segura. Aqui estão os principais:

Conte com profissionais capacitados em segurança 

Recepcionistas, porteiros, vigilantes… É imprescindível contar com profissionais qualificados para cuidar da portaria. As pessoas devem ter uma política de segurança a ser seguida e receber as instruções necessárias.

Treine os recepcionistas e/ou porteiros

É fundamental que os profissionais que atuam na portaria sejam bem treinados no assunto segurança. Eles devem saber exatamente como fazer registros de visitantes, que atitudes tomar quando sentirem que há riscos, como manipular os equipamentos disponíveis na estratégia de segurança da empresa etc.

Disponibilize ferramentas aos profissionais

Também é aconselhável que a empresa disponha de ferramentas e equipamentos tais como câmeras de vigilância, catracas, sistemas de controle de acesso, etc.

Além de facilitar os controles, disponibilizar equipamentos e ferramentas na portaria ajudam a passar uma imagem de preocupação com a segurança. Isso é bom tanto para os colaboradores quanto para os visitantes, que se sentem mais seguros e recebem o “recado” de que a portaria está alerta para possíveis riscos.

Conscientize os colaboradores sobre a segurança na portaria

Outro ponto importante é demonstrar claramente a todos os colaboradores que há uma política de segurança, com protocolos que devem ser seguidos por todos na portaria.

Dessa forma, as pessoas que recebem visitantes passam a cumprir as regras e evitam constrangimentos e até riscos.

Contratar um serviço de portaria é uma boa escolha para garantir segurança?

Por fim, cada vez mais empresas têm se dado conta de que contratar um serviço de portaria terceirizado é a melhor saída para garantir que a segurança patrimonial seja realizada da melhor maneira possível.

Contudo, é indispensável verificar se a empresa de segurança contratada é devidamente autorizada para fornecer este tipo de serviço, se possui experiência na área e se está disposta a implementar boas práticas que atendam o seu negócio.

Nós sabemos, cada organização tem as suas particularidades e, portanto, é necessário fazer adaptações para garantir que a segurança patrimonial será sempre assegurada.

Como a portaria é tratada na sua estratégia de segurança empresarial? Conheça agora nossos serviços e veja como podemos ajudá-lo neste desafio!

Postado em: segurança
Comentários
Sem Comentários
Ainda não há comentários.